Units: saiba do que se trata esses e como podem ser adquiridos

Pouco conhecido entre a maioria, os units são uma ótima opção quando o assunto é diversificar o portfólio.
Anúncios


Units
Anúncios


Geralmente todo investidor que está iniciando seu contato com o mercado financeiro possui dúvidas diante das possibilidades de investimentos.  Seja acerca das características que cada ativo possui ou principais diferenças entre eles, muitos são os questionamentos.

As units são ativos compostos por classes diferentes de valores mobiliários. Esses ativos são negociados em conjunto, no entanto, são vendidas e compradas de forma unitária. Embora as units sejam pouco conhecidas, são vistas como ótimas alternativas para aqueles que desejam obter vantagens na BV.

Sendo assim, ao invés de adquirir ações que sejam especificas de uma determinada empresa, o investidor pode fazer a opção pelas units. Comumente, esse conjunto de ações é formado por uma ação ordinária e outras duas preferenciais.

Anúncios


Ao possuir units o investidor contribui para o aumento do seu portfólio, além de garantir alguns benefícios, como, por exemplo, preferência na distribuição, direito a voto na assembleia e alta rentabilidade.

Se você é alguém interessado em saber mais soabre as units, continue com a leitura desse artigo. Nele iremos abordar o que são as units, como são formadas, entre outras coisas acerca desse composto.

Units: o que são?

Pode-se dizer que as units representam um tipo de ativo, que são negociadas no mercado acionário, que aglutinam em si duas ou até mais ações de UMA companhia.

Também conhecidas como depósito de ações, as units podem ser formadas pelas ON (ações ordinárias), PN (ações preferenciais) e os bônus de subscrição.

Embora não sejam tão comuns no mercado, elas são negociadas a vista na forma de conjunto ou unidade. Dessa forma, na BV é bastante comum encontrarmos units que são formadas por classes diferentes, como citado anteriormente.

Anúncios


As units são compostas como?

Vale destacar que esses ativos são constituídos por um ou mais classes de valores que são negociadas em conjunto. Por isso é que no mercado elas são compradas ou vendidas como unidade, no entanto, podem ser formadas por uma ação ordinária e uma preferencial.

Negocia-se units na Bolsa de Valores, sendo identificadas com o número 11 ao final do código que cada empresa recebe. Por exemplo, as units do Banco Inter são categorizadas como BIDI11.

Como as unists estão estruturadas está condicionado ao capital da empresa. Uma vez que ela não é um tipo de ação singular, mas sim um conjunto de ativos que diferem entre si, nem todas as empresas dispõe essa modalidade de investimento. Caso voê queira saber como cada unit é formada basta acessar a lista que se encontra no site B3.

Anúncios


As vantagens das units

Units
Fonte: Google

De forma geral, as units são ativos que apresentam volume superior de liquidez e negociação se comparado com as próprias ações que as constituem.

Além disso, pode-se considerar que há outras vantagens nas units, como, por exemplo:

  • Possibilidade de rentabilidade no longo prazo;
  • Dividendos distribuídos periodicamente;
  • Fácil acesso para investidores pequenos;
  • Flexibilidade para negociar;
  • Rendimento extra diante da possibilidade de emprestar o ativo;

Como fazer investimento?

Primeiramente é necessário abrir uma conta em alguma corretora caso você queira investir em unit. No entanto, é fundamental fazer uma pesquisa para descobrir as facilidades e comodidades que cada uma oferece em termos de serviços.

Anúncios


Uma vez decidido, o home broker deverá ser acessado para emissão das ordens de compra, bem como acontece no caso das ações.

Se porventura você já um investidor é mais simples esse processo, apenas se lembre de acompanhar a carteira de investimento. Portanto, as units são uma excelente opção para quem quer ter um portfólio diversificado.  

Conclusão

Apesar de não ser muito conhecida pelo mercado,  as units desperta muito interesse dos investidores. Esse composto de ativo representa uma oportunidade de diversificar a carteira de investimentos, além da possibilidade de obter ganhos extras.

Anúncios


Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.