Stock piker: saiba do que se trata e como fazer para ser um

Escolher quais são as principais ações nos momentos certos é o que diferencia um investidor normal de um stock picker. Saiba mais a seguir.

Stock piker
Fonte: Google

Quando os investidores acabam aprofundando mais no universo dos investimentos, eles acabam descobrindo como é importante se tornar um Stock piker.

Em outras palavras, a crucialidade de ser um investidor que possui competência para escolher aquelas ações que são consideradas as melhores no momento de fazer o aporte da renda variável.

Devido a isso, a maioria dos investidores tem interesse em saber os requisitos necessários para ser stock picker. Isso porque, ao ter a habilidade de saber escolher as principais ações, é possível conseguir uma maior rentabilidade e, desse modo, alcançar os objetivos patrimoniais.

Se você é um investidor e tem interesse em saber mais sobre o que é um stock picker e como faz para se tornar um, continue com a leitura desse artigo e confira!

Stock piker: o que seria isso?

Basicamente, stock picker é o investidor que de maneira ativa escolhe as ações que irão compor a sua carteira de investimentos. Em tradução livre, o termo stock picker significa “escolhedor de ações”, a pessoa que avalia os ativos com a finalidade de achar as opções mais viáveis.

Nessa dinâmica, o investimento é realizado não mais de maneira passiva, pelo contrário, de maneira ativa selecionando os principais ativos. Entre aqueles stocks pickers que se encontram na BV, encontramos, por exemplo:

  • Investidores que são profissionais;
  • Investidores que atuam no varejo;
  • Gestores de fundos de ações.

Quando o investidor é um stock picker de qualidade, ele é capaz de conseguir rentabilidades mais altas, já que, as ações que foram selecionadas eram justamente as que avaliou ter um potencial maior de gerar valor.

Se tornando um Stock piker

Após saber quem é o stock picker, muitos investidores interessados perguntam: para me tornar um é preciso fazer o que na prática? Ou seja outras palavras, como saber quais são os melhores papéis no momento de investir?

É importante frisar que não existe uma fórmula única, pronta, que ensine como você pode escolher as ações mais viáveis em cada momento. Se houver alguma fórmula nesse sentido, qualquer um estaria apto a ser um stock picker e ganhar com isso. No entanto, não é isso que acontece.

Uma vez que isso não acontece, podemos afirmar que não são todas as pessoas capazes de realizar stock picking, uma vez que isso não é tão simples como se pensa. No entanto, existem determinados parâmetros considerados importantes que quem quer se tornar um stock picker precisa saber e avaliar. Abaixo listamos dois dos principais:

Valuation da empresa

Stock piker
Fonte: Google

Um dos primeiros pontos que dever ser levando em consideração o assunto é selecionar as principais ações, é o valuation da empresa. Com isso, é possível encontrar qual é o valor intrínseco de uma  empresa e fazer a comparação com o valor de mercado.

Se porventura o valor que aparecer no valuation for maior que o valor da ação, logo haverá a oportunidade de investir. Isso é porque se espera que em algum momento o mercado veja o valor da empresa.

Além disso, por meio do valuation é possível determinar quais são os papéis que não apresentam oportunidade de investimento. Este é o caso das ações que são negociadas BV por valore altos, até mesmo maior do que deveriam valer.

Potencial de crescimento

Outro ponto fundamental de ser observado em uma análise feita por stock picker é o potencial de crescimento que a empresa possui. É importante que isso seja feito porque em muitos casos a empresas pode aparentar estar com valor alto na BV, mas se ela tem potencial de crescimento, essa elevação pode ser justificável.

Ou seja, negócios que estejam crescendo exponencialmente irão ter múltiplos financeiros mais altos, uma vez que existem uma expectativa de resultados maiores no futuro. E para avaliar esse potencial, o stock picker deverá avaliar os três caminhos que geram o crescimento de qualquer empresa:

  • Crescimento do PIB;
  • Setor de atuação em expansão;
  • Ganho de market share

Conclusão

Nas basta apenas a investir, é preciso saber como investir para obter maior rentabilidade. É por isso que se tornar um stock picker não é tão fácil. Conhecer o mercado e saber quais são as melhores ações para investir é o que torna o investidor diferenciado.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

0