Prova de vida para segurados do INSS será exigida em 2022

Suspensa devido a pandemia do novo Coronavírus, a prova de vida do INSS será exigida em 2022. Confira o calendário, as regras e como fazer o procedimento de forma online.
Anúncios


Prova de vida
Fonte: Google
Anúncios


Os pensionistas e aposentados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), devem ficar atentos este ano. Isso porque a prova de vida voltará a ser exigida e os pagamentos podem ser suspensos a partir de fevereiro. O procedimento é obrigatório pois somente assim o beneficiário consegue receber o pagamento durante o ano.

No ano passado o governo suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida para os segurados do INSS até 31 de dezembro de 2021. A medida havia sido vetada pelo presidente na Lei nº 14.199 de 2 de setembro que prevê outros meios para a realização da comprovação. Porém o Congresso derrubou o veto, e no ano passado não foi preciso fazer o procedimento.

De acordo com o INSS, aproximadamente 3,2 milhões de beneficiários precisam fazer a prova de vida referente ao ano anterior. Caso contrário, pagamentos de pensões e aposentadorias serão suspensos. Quer saber o calendário e como realizar? Continue a leitura desse artigo e fique por dentro dos detalhes.

Anúncios


Confira o calendário e evite aglomeração

A fim de evitar grande concentração de pessoas nas agências bancárias, foi estabelecido um cronograma de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Veja como foram divididas as datas:

Vencimento da prova de vida:Prazo final do recadastramento:
novembro/2020 a junho/2021janeiro-22
julho/2021 – agosto/2021fevereiro-22
setembro/2021 – outubro/2021março-22
novembro/2021 – dezembro/2021abril-22
Fonte: Google

Portanto, você aposentado, pensionista ou responsáveis que acompanham esses segurados do INSS, devem ficar atentos ao prazo para garantir a manutenção do pagamento. Prática que pode evitar também roubos e fraudes. Veja nos próximos tópicos como fazer a prova de vida.

Anúncios


Como realizar a Prova de vida

A prova de vida dos segurados do INSS precisa ser feita na instituição financeira responsável pelo pagamento. Logo, os beneficiários podem fazer o procedimento em caixas eletrônicos utilizando a biometria ou presencial em alguma agência bancária. Além disso, alguns bancos disponibilizam o serviço através de app e também pelo internet banking

Segurados que possuem biometria facial cadastrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito, ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) podem fazer a prova de vida pelo app Meu INSS. Além disso, pessoas com alguma dificuldade de locomoção ou idosos com mais de 80 anos podem solicitar visita domiciliar. Basta agendar o melhor horário através do aplicativo Meu INSS e também pelo número 135.

Importante lembrar que, a falta de renovação do cadastro não implica a anulação ou perda imediata do seu benefício. Antes acontecem duas etapas que são: o bloqueio e a suspensão do pagamento. Portanto, os segurados que tiverem o benefício suspenso precisam “correr” e fazer essa atualização dos dados o quanto antes, pois após 3 meses se não for identificado o cadastro o benefício será cancelado.

Anúncios


Baixe o aplicativo Meu INSS

Prova de vida
Fonte: Google

O app está disponível para dispositivos dos sistemas iOS e Android. Os interessados devem acessar as lojas do App Store e Google Play e buscar pelo nome “Meu INSS”. O aplicativo permite que o usuário solicite benefícios, serviços, além de acompanhar o andamento da solicitação. Também faz o pedido de aposentadoria, cálculo de tempo para se aposentar, extrato de IR e até de pagamentos realizados.

Através do app é possível solicitar declarações de recebimentos de benefícios do INSS, marcar pericias médicas, fazer atualização dos dados cadastrais e outros serviços. E se precisar, é fácil encontrar a agência do INSS mais próximo da sua residência.

Para realizar o cadastro no app Meu INSS será preciso informar, nome completo, nº do CPF, data de nascimento, local de nascimento e nome da mãe. Além disso, será necessário responder um pequeno questionário, com perguntas sobre a vida profissional, e outras que ajudarão na identificação do usuário. Em caso de dúvidas, o mais indicado é ligar na central do INSS.

Anúncios


Benefício Suspenso? Veja como fazer a reativação:

O beneficiário que tiver o pagamento bloqueado ou suspenso pode reativá-lo diretamente no banco. Porém as coisas ficam mais complicadas se o beneficio for cancelado. Neste caso, o segurado precisa ligar para a central do INSS (135), fazer um agendamento para reativação do serviço. Este procedimento pode ser realizado também pelo app Meu INSS.

Vale ressaltar que os servidores públicos (pensionistas e aposentados) inativos e anistiados políticos têm cronograma diferente para o recadastramento. Essa categoria teve o prazo para realizar a prova de vida até o dia 31 de dezembro de 2021.

A obrigatoriedade da prova de vida é importante para que os segurados continuem recebendo seus benefícios. Valor importante principalmente para aqueles que recebem um salário mínimo, e utilizam para compra de medicamentos e outros gastos com saúde.  Sendo assim, a suspensão do benefício deixaria diversos aposentados e pensionistas em situação difícil.

Anúncios


Prova de vida em diferentes bancos:

CEF – Caixa Econômica Federal: a prova de vida para segurados do INSS pode ser realizada em qualquer agência da CEF. Cliente que possui biometria cadastrada pode fazer o procedimento em terminais de autoatendimento. A realização de saques em terminais de autoatendimento com identificação biométrica pode caracterizar a prova de vida. Porém, este serviço não está disponível através de smartphone.

BB – Banco do Brasil: os correntistas e demais pessoas que recebem seus benefícios do INSS na categoria crédito, em conta corrente no banco pode fazer a prova de vida pelo aplicativo BB. Basta acessar o menu “Serviços”, em seguida “INSS”, depois “Prova de vida INSS”. Após a realização da análise, é possível acompanhar através do app se o procedimento foi aceito.

Bradesco: as pessoas que recebem o benefício pelo banco Bradesco precisam fazer a prova de vida em qualquer máquina de autoatendimento 24horas Bradesco. Para isso o cliente deve ter a biometria cadastrada, caso contrário, é preciso ir diretamente no caixa de qualquer agência Bradesco.

Itaú Unibanco e banco Santander: Ambas as instituições financeiras oferecem a prova de vida INSS automaticamente, mediante o uso da biometria em terminais de atendimento, caixas eletrônicos, diretamente com gerente ou nos guichês dos caixas. 

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.