As melhores profissões para 2022; confira nossas dicas!

Algumas carreiras terão demandas maiores no próximo ano; saiba quais são, e não fique de fora. Confira as melhores profissões para 2022!
Anúncios


Fonte: Google
Anúncios


Os dois últimos anos foram marcados por desafios no campo profissional. Em 2021, apesar do grande avanço da vacinação e os sinais de retomada da economia brasileira, o mercado de trabalho tem sido um dos últimos a se recuperar. Por isso resolvemos mostrar as melhores profissões para 2022, fique atento!

A taxa de desemprego recuou, e passou de 13,4% para 12,6% no mês passado. Um patamar que ainda representa cerca de 13,5 milhões de pessoas em busca de oportunidades. E de acordo com Leonardo Berto, gerente de recrutamento e seleção da Robert Half, este ano foi o começo da retomada do mercado de trabalho.

Mesmo com as complexidades do cenário pandêmico, fatores como, maior número de pessoas vacinadas e a flexibilidade das medidas de restrições, ajudaram na recuperação da atividade econômica de modo geral. Mas nem tudo foi perdido, alguns setores se destacaram em 2021, como os de tecnologia, saúde e agronegócio, que foram bem durante o ano.

Anúncios


A pandemia da Covid-19 ainda interfere no pleno funcionamento da economia do Brasil. E muitos acreditam que 2022 pode acontecer a tão esperada retomada, já que alguns projetos paralisados durante a crise econômica serão retomados. O mesmo deve ocorrer no mercado de trabalho, onde profissionais que perderam o emprego terão a chance de recolocação.

Melhores profissões para 2022; descubra as áreas que serão destaque no ano que vem!

Não é novidade que a tecnologia tem transformado a vida profissional das pessoas, assim como a demanda do mercado. Porém, é importante ficar atento as áreas envolvidas, observar o comportamento e procura das empresas, que indicam as profissões que crescem de forma diferente todos os anos.

Anúncios


  • Área de tecnologia: empresas necessitam dos serviços do profissional de T.I (tecnologia da informação), ou o “moço da informática”. Mas existe um aumento na procura por desenvolvedores de site, especialistas em experiência e interface de usuário (UX), assim como, blockchain, segurança na nuvem, engenharia de software e muito mais.
  • Mídia programática: atualmente um analista de mídia programática ganha em média R$ 4.635 por mês no Brasil. Essa é uma estratégia automatizada elaborada para compra de mídias online, onde tudo acontece através de plataformas na internet. A solução digital permite otimizar investimentos e alcançar excelentes resultados devido aquisição de publicidades na Web.
  • Marketing digital: é comum as pessoas associarem essa expressão com redes sociais. Mas, o marketing digital abrange uma gama bem maior e específica de profissionais nessa imensidão do mundo digital. Portanto, é possível atuar como: Analista de mídias ou gestor de tráfego, assistente de marketing digital, Copywriter, Redator, Designer, analista de SEO e muito mais.

Fique por dentro de outras dicas de profissões que estarão em alta 2022:

Fonte: Google
  • Saúde (física e mental): qualidade da saúde física e mental das pessoas nunca teve tanta importância quanto nos últimos tempos, principalmente nesse período pós pandemia. Então, profissionais como psicólogos, terapeutas, instrutores de pilates, personal trainers apresentaram forte crescimento, e a tendência é continuar em alta.  
  • Consultoria contábil e financeira: assim como cuidar da saúde física e mental, dar atenção a vida financeira e contábil também se fez necessário. O mercado continua instável, e não podemos prever quando essa crise financeira vai passar. Sendo assim, profissionais de contabilidade e conhecimentos financeiros são peças fundamentais e irão auxiliar pequenas e grandes empresas em suas finanças.
  • Vendas e Marketing: este setor estará cada vez mais em alta, devido à captação de clientes, pois empresas irão buscar maior consolidação de crescimento e retomada nos próximos anos. Portanto, setores que geram receita para as empresas serão cruciais. Além disso, a áreas de vendas e marketing atrai novos clientes e bons negócios.

Trabalho remoto ou modelo híbrido

Algumas pessoas não estão dispostas a voltar ao formato de trabalho 100% presencial, por isso existe a procura por novas vagas nesses formatos. Porém, muitos profissionais não gostam de trabalhar em home office e pensam em algo menos híbrido. Não é possível afirmar qual grupo tem mais força, mas podemos aguardar uma movimentação no mercado devido essas variantes.

O modelo híbrido, mesmo ainda não sendo regulado no Brasil, deve ser a preferência da maioria dos profissionais, segundo um estudo da consultoria global de RH, que mostra a preferência de mais de 70% dos entrevistados pelo modelo híbrido. A pandemia trouxe mudanças em vários níveis que irá refletir em todas as áreas em nossas vidas, no mercado de trabalho não seria diferente.

Contudo, devemos ficar atentos com a reincidência de novos casos do novo coronavírus, além disso, todos podem esperar volatilidade diante do cenário político e das eleições presidenciais em 2022. Junto a esses pontos temos alto número de desempregados e endividamento, são fatores que devem impactar a economia brasileira e consequentemente o mercado de trabalho.

Anúncios


Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.