Papel-moeda: saiba a origem e sua relevância para a economia

Desde sua criação a economia nunca mais foi a mesma. De transações baseadas na troca de produtos a sociedade saltou para uma alternativa mais rápida de fazer negócios e com maior liberdade.
Anúncios


Papel moeda
Fonte: Google
Anúncios


O papel moeda é dinheiro em espécie ou moeda escritural considerada oficial de um país sendo emitido pela autoridade oficial de cada nação, na forma de papel impresso expedido pelo Banco Central e distribuído para as demais instituições financeiras autorizadas a fornece o crédito nacional.

Em outras palavras, o papel moeda nada mais é que um instrumento que representa o sistema monetário vigente atualmente, sendo impresso na forma de cédulas.

No Brasil, o papel moeda é confeccionado e impresso pela Casa da Moeda do Brasil, que fica situada na cidade do Rio de Janeiro. Essa estatal foi fundada por Dom Pedro II, no dia 8 de março de 1694.

Depois de fabricado, o papel moeda precisa ser avaliado e validado pelo Banco Central, e somente após essa validação está autorizado a entrar em circulação, atuando como o maior mediador na relação de troca de serviços e bens na sociedade.

Anúncios


Papel-moeda: o que é?

Como dito no início do artigo, o papel-moeda é a moeda escritural de uma nação. No caso do nosso país é o Real, enquanto em outros países, como, por exemplo, nos Estados Unidos é o dólar.

Sendo assim, para preservar a legitimidade do dinheiro, só é autorizado a emissão de papel-moeda a partir de solicitações das principais autoridades monetárias do país, como, por exemplo, o BACEN no caso do nosso país.

No que se refere a “fabricação”, a Casa da Moeda é a responsável por isso, mediante ordens do BC, que após a confecção faz a distribuição do dinheiro entre os bancos comerciais e demais instituições financeiras do Brasil.

O papel-moeda surgiu quando?

De acordo com especialistas em história da economia monetária, a primeira versão do papel-moeda data da China e fora criada em meados do século VII.

Anúncios


Contudo, a utilização de cédulas e moedas para efetivação das transações que são feitas não se consolidou nesse período. Foi necessário um pouco mais de tempo até que essa forma de negócio se consolidasse no mundo da época.  Afinal, nessa época o comércio acontecia por meio da prática de escambo, além da troca de produtos.  

Para que as trocas fossem otimizadas, de maneira a gerar maior diversificação possível das cestas de bens e consumo, foi criada a moeda, cujo intuito era viabilizar a compra e venda de produtos diferentes. 

É feito de que forma o papel moeda?

Papel moeda
Fonte: Google

Para que não haja falsificações e garantir a defesa do melhor interesse monetário, ficou decidido que a somente o Estado pode imprimir papel-moeda. Ou seja, ele detém o controle da emissão.

Anúncios


Entretanto, nesse processo de emissão de papel-moeda outras partes também estão envolvidas, de modo que assim deixa de existir conflitos de interesse, garantindo que a integridade do processo seja mantida.

Fato é que poucas empresas ao redor do mundo estão na condição de responsáveis pela emissão da matéria-prima que é utilizada para confecção de dinheiro.

Por que o dinheiro é importante para a economia?

Se hoje é possível fazer transações na forma que estamos acostumados isso também é graças ao papel-moeda pois, é ele que favorece a realização de transações de forma muito mais rápida em comparação a época em que se trocava produtos como forma de negócios. 

Afinal, é muito mais difícil encontrar um alguém que esteja disponível e desejoso por realizar uma troca com aquilo que temos a oferecer do que apenas usar o papel-moeda como forma de compra, possibilitando a pessoa comprar diretamente aquilo que ela deseja.

Anúncios


Portanto, fazer uso do papel-moeda diminui significativamente os custos das transações, tonando o processo mais proveitoso e interessante para todos os que estão envolvidos.

Conclusão

É consenso que seu surgimento facilitou e muito a vida dos seres humanos. Não fosse essa criação o desenvolvimento da economia mundial poderia estar em alguma medida comprometida.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

Anúncios