Metas SMART: saiba o que são e como podem ser aplicadas a sua vida

Definir uma boa meta, contendo uma linha do tempo para se orientar e informações que ajudam no cumprimento torna o alcance dos objetivos mais simples e fácil. Estamos falando de uma meta SMART. Confira a seguir.

Metas SMART
Fonte: Google

Todo final de ano traz consigo as metas que devemos fazer para o ano seguinte. Estabelecer objetivos é a parte mais simples desse processo. Difícil é dar prática aos objetivos que são traçados para os próximos meses.

Existe um ditado popular que diz: “Quando você não sabe para onde está indo, qualquer caminho irá servir”. Esse ditado nos provoca a reflexão da importância de estabelecermos objetivos, traçarmos algumas metas que nos “force” a nos manter em um caminho que não seja qualquer.

Definir metas é fundamental para o êxito de qualquer empreendimento. Saber onde você ou seu negócio pretende chegar faz com que seja possível direcionar os esforços no sentido do alcance dos objetivos, motivando e engajando o necessário.

Por isso, uma técnica que é considerada positiva e que auxilia nesse momento é a SMART. A técnica de metas SMART ajuda a pessoa estabelecer alguns planos mais alcançáveis.

Se você quer iniciar o próximo ano de maneira diferente, sendo mais organizado e cumprindo com os objetivos desejados, a técnica SMART pode ser útil para você. Quer saber como funciona? Continue com a leitura.

Afinal, o que são as metas SMART?

Basicamente, as metas SMART são um instrumento para ajuda você a definir metas inteligentes. De acordo com esse método, para ser considerada eficaz, uma meta precisa conter cinco características primordiais. Essas características estão descritas na sigla SMART, que significa:  

  • S – specific (específica);
  • M – measurable (mensurável);
  • A – attainable (atingível);
  • R – relevant (relevante);
  • T – time based (temporal).

Ao preencher os quesitos, as metas SMART disponibilizam informações importantes para direcionar os objetivos da pessoa ou empresa rumo ao que se espera em termos de resultados.

Aplicando as Metas SMART

É importante destacar que cada sigla do termo SMART precisa ser considerada no momento de criar metas mais assertivas e inteligentes. Confira a seguir cada um desses critérios e saiba como aplicá-los.

S de Specific

Primeiramente uma meta precisa ser muito específica. Portanto, isso significa que, se tratando de uma empresa, por exemplo, objetivos mais genéricos como “aumentar as vendas” devem ser descartados, pois, são vagos e não oferecem muita clareza.

A proposta é procurar responder a algumas questões, tais como: o que se deseja alcançar? As pessoas envolvidas no cumprimento da meta? Por quê? Isso visa chegar em um objetivo mais específico e direto.  

M de Measurable

Saber o quão perto do cumprimento de uma meta você está é crucial para saber o quanto falta para atingi-la. Por isso, uma meta precisa também ser mensurável – ou seja, ter indicadores que apontam o quanto tem havido de avanço na direção do cumprimento do objetivo.

A de Attainable

Pode parecer dizer o óbvio, contudo, é importante lembrar que uma meta precisa ser atingível. Isso significa que ao estabelecer uma meta, é preciso ter “pé no chão”, pois, estamos falando de algo alcançável.

R de Relevant

Assim como uma meta precisa ser específica e atingível, ela também precisa ser relevante. Resumidamente, esse critério refere-se a entender o impacto que a meta estabelecida terá em sua vida ou negócios.

Quanto mais a meta for relevante, a motivação para trabalhar em prol de atingi-la será maior e mais prioridade em seu cumprimento ela terá.

T de Time based

Por fim, o último critério ao definir uma meta também é aquele considerado dos mais importantes. Estamos falando do tempo estabelecido para cumprimento da meta. Seja semanas, meses ou anos, mas é fundamental que haja um tempo determinado.

A data limite associada a linha do tempo deverão ser definidas a fim de avaliar se houve progresso ao longo do processo.

Conclusão

Quando não há metas que sejam claras e mensuráveis para serem seguidas, esperar pelo alcance dos objetivos e bons resultados parece ser algo muito distante. Uma pessoa diferente da maioria é aquela que define metas e as torna clara com o intuito de que tudo coopera para seu cumprimento.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

0