Débito automático: saiba o que é esse serviço que facilita o dia a dia.

Oferecido por diversas instituições financeiras, o débito automático permite que o pagamento de contas tradicionais seja feito automaticamente todos os meses.
Anúncios


Débito automático
Fonte: Google
Anúncios


Você está cansado de fazer pagamentos manual daquelas contas que chegam todo mês? A opção do débito automático pode ser uma excelente alternativa nesse caso.

Atualmente as pessoas estão com muitos afazeres ao longo do dia e inúmeros boletos para pagar tem se tornado algo cada vez mais comum.  Contudo, nem sempre é possível lembrar da data de vencimento de todos e isso acaba gerando alguns contratempos, não é mesmo?

Dependendo do caso, esquecer de fazer o pagamento pode representar um prejuízo por causa da multa e dos juros cobrados decorrentes do atraso, sem levar em consideração o trabalho que se tem para gerar um novo boleto toda vez que há esse tipo de esquecimento.

Anúncios


Nesse sentindo, o débito automático é uma alternativa que pode trazer simplificação ao dia a dia da vida financeira, ajudando para que os pagamentos estejam em dia, sem riscos de atrasos. Continue a leitura do artigo e confira mais soabre esse recurso que é simples de solicitar.

Afinal, o que é débito automático?

Débito automático é um recurso que as instituições financeiras oferecem para que contas como, por exemplo, luz, água, internet, telefone, entre outras, possam ser quitadas automaticamente.

Dessa forma, o titular da conta não precisa ficar mais preocupado com as datas de vencimento ou pagamento das contas, pois, agora as contas serão pagas automaticamente.

Em nosso país 23% das pessoas utilizam o débito automático, de acordo com pesquisa realizada pelo BC. Em contrapartida, para somente 1% da população esse método faz parte dos mais usados com frequência.

Anúncios


Diferença entre débito em conta e débito automático

Embora o nome seja semelhante, débito em conta e débito automático são duas coisas diferentes. Enquanto o débito automático diz respeito ao pagamento de alguma conta que está programado para ser feito todos os meses, o débito em conta é uma transação que ocorre uma única vez, utilizando o cartão ou repassando informações para transferências de valores.

Como o débito automático funciona?

O débito automático funciona como uma espécie de pagamento automático para aquelas contas que são programadas e frequentes, como, por exemplo, luz, internet, água, gás.

Ao invés de fazer o pagamento do boleto de forma manual, o cliente autoriza o débito automático, de modo que a instituição financeira faça todos os meses o pagamento automaticamente usando o saldo que tiver em conta.

Anúncios


Assim, a pessoa tem uma garantia maior de que as contas irão ser pagas em dia sem que haja a necessidade de preocupação com as diferentes datas de vencimentos ao longo do mês – além de não pagar multas ou juros devido ao atraso a partir do uso do débito automático.

As contas que podem ser colocadas em débito automático

Débito automático
Fonte: Google

De modo geral, esse serviço pode ser usado para fazer o pagamento das contas mais tradicionais e frequentes, como, por exemplo, água, luz, telefone, gás, internet e alguns tributos, como o caso do IPTU.

Também é possível fazer o pagamento de outras contas via débito automático, como taxa de condomínio, mensalidade escolar ou até cursos de longa duração. Contudo, isso depende da liberação da instituição financeira que fará o débito.

Anúncios


Qualquer pessoa pode utilizar?

Para fazer uso do débito automático, é preciso que o cliente possua conta em uma instituição financeira que ofereça esse tipo de serviço e possui alguma conta que tenha as características que justifiquem o uso do serviço – como luz, gás, água.

Em seguida, é só cadastrar a conta em débito automático e garantir que exista saldo em conta toda vez que um boleto estiver com data de vencimento próxima de vencer.

Conclusão

O débito automático é um serviço cuja finalidade é trazer mais facilidade para o dia a dia da vida financeira das pessoas. Com a proposta de fazer com que as pessoas não tenham mais que se preocupar de lembrar de todas as datas de vencimento de seus boletos, o débito automático está ai para evitar que haja esquecimento e decorrente prejuízo com o pagamento de multas e juros.

Anúncios


Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.