Dealer: saiba o que é o seu papel no mercado financeiro

Uma economia saudável e que funciona bem precisa contar com a ajuda de instituições financeiras que contribuem para que haja mais liquidez no mercado. Confira como funciona.
Anúncios


Fonte: Google
Anúncios


Dealer é a nomenclatura utilizada para se referir as instituições financeiras, como corretoras ou bancos, por exemplo, que são credenciadas pelo Banco Central para poder atuar no mercado aberto, bem como de câmbio também.

A principal função dessas instituições é cooperar com a regulação da liquidez que há no mercado financeiro, por meio a alta ou baixa no volume de dinheiro que está circulando no mercado.

Dessa forma, o dealer desempenha uma função fundamental na macroeconomia, contribuindo para que o mercado e as políticas monetárias possam se desenvolver da melhor forma.

Anúncios


Vale destacar que o termo dealer pode também ser utilizado para se referir aquelas instituições que são credenciadas no Bacen para poderem participar de leilões informais. Nessa situação, tais instituições carregam a responsabilidades de repassar as ademais a informação acerca do leilão.

Se você tem interesse e gostaria de saber mais sobre o que é um Dealer e o que ele faz, continue com a leitura desse artigo e conheça um pouco mais sobre a importância desse papel na economia.

O que é dealer?

Dealer, é o nome adotado no Brasil para dizer sobre as instituições financeiras, como bancos e corretoras, conforme informado anteriormente. Essas instituições têm a função de ser intermediárias do BC no mercado aberto, uma vez que o Banco Central é a instituição responsável pelas políticas monetárias do país.

A política monetária associada ao controle do dinheiro circulante em uma economia, taxas de juros e oferta de crédito. Sendo assim, é importante salientar que o mercado aberto, se refere, nesse caso, ao mercado de títulos que é o ambiente onde se realiza a compra e venda de títulos.

Anúncios


Uma curiosidade interessante acerca da palavra dealer, é que no mercado financeiro ela é utilizada para representar o intermediário do Banco Central. Porém, ela também pode ter outras representações. Por exemplo, o poker dealer, que é a pessoa responsável por distribuir as cartas no jogo.

O que é dealer faz

Fonte: Google

Pode-se dizer que a principal função de quem desempenha esse papel é cooperar com a regulação da liquidez que há no mercado financeiro. Isso é feito por meio do aumento ou redução do volume de dinheiro circulante na economia. Além disso, esse termo é utilizado para se referir aquelas instituições que estão credenciadas pelo BC para realizar leilões, considerados informais, de títulos públicos.

Sendo assim, os dealers tem a função e obrigatoriedade de repassar aos demais bancos a informação acerca do leilão. Já que, existem alguns dealers atuantes no mercado de cambio, além dos atuantes no mercado de títulos. Esse dealer existe para que o Bacen tenha condições de atuar na compra e venda das moedas de outros países.

Anúncios


O intuito é trazer alguma regulação sobre as flutuações do mercado visando proteger a moeda do país, obedecendo as diretrizes que são previamente estabelecidas pela política econômica do país.  Em outras palavras, o papel dos dealers é atuar como ferramenta do BC para controlar a oferta de dinheiro que há no mercado e o preço de outras moedas, de modo que os objetivos da política monetária sejam alcançados.

Outras regras

Aquelas instituições que têm interesse em fazer o credenciamento para participar das operações que ocorrem no mercado aberto, devem se encaixar em alguns outros critérios. Um deles, por exemplo, é que essas instituições devem ter um patrimônio referência que equivalha ao valor de R$ 26,250.000,00 no mínimo.

Além disso, a instituição interessada deve possuir um padrão ético de conduta alto em todas as operações que realiza no mercado. Por fim, quem está interessada não pode dispor de restrições junto a Secretaria do Tesouro Nacional ou Bacen. Isso iria inviabilizar o credenciamento

Anúncios


Portanto, já que as regras que um dealer deve observar e seguir são muitas, geralmente são credenciadas somente as instituições mais sérias e que possuem participação ativa em nosso mercado financeiro.

Conclusão

A existência é participação do dealer na economia brasileira é crucial, pois é esse instrumento adotado pelo Banco Central que permite que haja uma maior regulação do mercado garantindo que as variações existentes não comprometam tanto.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

Anúncios