Criação de riqueza: saiba o que é e conheça como funciona

Parece simples, mas não se engane! Esse processo complexo e demanda da pessoa interessada investimentos além do financeiro apenas.

Criação de riqueza
Fonte: Google

Criar riquezas é algo que pode ocorrer com qualquer pessoa nas diversas áreas de sua vida: financeira, intelectual, profissional, enfim, em qualquer uma.

Na primeira opção, a riqueza pode ser gerada pelo aumento de dinheiro que a pessoa passa a dispor ao longo dos anos. No entanto, isso não ocorre instantaneamente como alguns presumem.

Embora possa parecer simples, criar riqueza não é tão óbvio e simples. Contudo, saber quais são as formas disponíveis para desenvolver essa área é muito útil na hora de aumentar os recursos.

Mas porque isso é algo que atrai a atenção de muitas pessoas, fazendo com que elas se esforcem para alcançar esse objetivo? Isso acontece porque com mais recursos é possível acessar alguns benefícios como segurança e conforto.

Caso você queira saber mais sobre como poderia criar mais riquezas de modo que haja mais recursos para realização de alguns projetos, investimentos, entre outras finalidades, então você está no lugar certo. Nesse artigo iremos falar um pouco sobre como é possível desenvolver essa condição.

O que é a criação de riqueza?

Quando se pensa em criação de riqueza é importante ter em mente uma série de estratégias e técnicas que visam gerar um volume maior de recursos, seja para uma pessoa física ou jurídica.

É válido destacar que diferentemente do que as pessoas acham, a riqueza no mundo não é uma coisa limitada. Ou seja, os recursos financeiros que são somados não representam uma realidade fiel sobre uma quantia fixa que é dividida entre alguns agentes econômicos.

Resumindo, a economia não é algo semelhante a uma pizza que tem um tamanho limitado cujos pedaços são distribuídos em tamanhos diferentes. Se isso representasse a realidade, quanto mais a população aumenta, automaticamente iria aumentar a pobreza – uma vez que a mesma quantia iria ser distribuída entre as pessoas.

A criação de riqueza funciona como?

Criação de riqueza
Fonte: Google

Conforme dito anteriormente, a riqueza do mundo não é algo limitado, estático, mas, basicamente, algo que é bastante variável.  Dessa forma, a criação de riqueza só foi possível acontecer nos últimos anos por causa do aumento no número de pessoas no mundo e o crescimento do PIB.

Esse aumento populacional acontecendo simultaneamente com a redução da pobreza só ocorreu devido ao processo de criação de riqueza. Com isso, o PIB do planeta pode sofrer alta e consequentemente ser distribuído, ainda que desigualmente, mas contribuindo para a redução da pobreza.  

Entretanto, o processo de criação de riqueza somente é possível diante do desenvolvimento da humanidade de maneira mais ampla. Sendo assim, esse desenvolvimento inclui basicamente:

  • Aumento da produtividade;
  • Desenvolvimento intelectual das pessoas que são mão de obra;
  • Surgimento de novos produtos e serviços;
  • Desenvolvimento de novas tecnologias.

Criação de riqueza nos investimentos

Uma das formas mais rentáveis e que cresce a cada ano de criar riqueza, são os investimentos. Os investimentos é uma ótima oportunidade para que valor seja gerado, além do emprego ou da empresa.

Isto acontece, porque nesse tipo de ocasião a criação de riqueza é oriunda da aplicação em de recursos em ativos rentáveis, como, por exemplo:

  • Título de Renda Fixa;
  • Cotas de fundos de investimento;
  • Ações de empresas que estão cadastradas na Bolsa de Valores;
  • Cotas de fundos de investimentos imobiliários (FIIs).

Ao fazer uso dos recursos financeiros que possui para comprar alguns desses ativos, a pessoa oportuniza a criação daquilo que é chamado “riqueza passiva”, já que os ganhos nessa operação não estão vinculados ao esforço que ela fez, mas ao quão rentável aquele papel é.

Conclusão

A criação de riqueza é algo que expressa o desejo de muitos. Entretanto, o que diferencia a multidão que quer do grupo que consegue são algumas características que precisam ser observadas.

Quando se pensa em criação de riqueza é importante ter em mente palavras como: longo prazo, disciplina, conhecimento, esforço, entre outras. Ou seja, ficar rico não é tão simples quanto algumas imagens nas redes sociais sugerem.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

0