Cartão de crédito: saiba tudo sobre esse serviço

Uma das formas de pagamento mais utilizadas atualmente, o cartão de crédito ainda é cercado de dúvidas. Saiba mais a seguir.
Anúncios


Cartão de crédito
Fonte: Google
Anúncios


Uma das perguntas mais comuns e frequentes de se ouvir nos estabelecimentos espalhados pelo país é: cartão de débito ou crédito?

E não é para menos, afinal, segundo as estatísticas de pagamento de varejo e de cartões no Brasil, apresentada em setembro desse ano pelo BC, aponta que o 2020 o país fechou com 134 milhões de cartões de crédito.

Embora seja um instrumento tão popular entre os brasileiros, fato é que o cartão de crédito ainda deixa dúvidas na cabeça de muitos usuários, sobretudo quando se trata de taxa de juros, crédito rotativo e milhas.

Anúncios


Visando responder a essas dúvidas, bem como a outras questões relacionadas a esse tema, criamos esse artigo para tornar mais claro para o usuário o que é um cartão de crédito, como funciona e as diferenças que existe entre crédito e débito.

Afinal, o que é um cartão de crédito?

Pode-se dizer que o cartão de crédito uma opção de pagamento de produtos ou serviços que possui um limite de crédito que é previamente estabelecido. Ou seja, é como se fosse um empréstimo fornecido pela instituição financeira ao usuário.

Todo cartão de crédito possui uma bandeira – Mastercard, Visa ou American Express – sendo que o objetivo destas é servir como mediadora das transações que acontecem entre o estabelecimento emissor e o consumidor.

Essa forma de pagamento pode ser requerida por pessoas físicas e jurídicas, podendo ser de âmbito nacional, ou seja, aceita apenas no país em que reside o requerente, ou internacional, quando também pode ser usada fora do país.

Anúncios


 A solicitação de um cartão de crédito

Fazer a solicitação de um cartão de crédito é algo relativamente fácil. A pessoa que quer adquirir uma via deve primeiramente procurar uma instituição financeira que realize a emissão de cartão, como, banco ou alguma intermediária que realiza pagamento.

É importante lembrar que não é mais necessário que a requerente tenha conta corrente em algum banco para solicitar o cartão. Contudo, a operadora pode solicitar alguns documentos para realizar a análise de crédito, cujo procedimento varia de instituição para instituição.

Geralmente, a documentação exigida para realizar essa análise são: identidade, CPF, comprovante de endereço e de renda. Esses documentos serão utilizados para realizar uma análise perfil do requerente e consequentemente definir qual será o limite do crédito disponibilizado.

Anúncios


Cartão de crédito X Cartão de débito

Cartão de crédito
Fonte: Google

Primeiramente é importante destacar que existe uma diferença entre esses dois cartões. O cartão de débito precisa estar associado a uma conta corrente obrigatoriamente. Ou seja, sua utilização é semelhante a fazer uma compra à vista em dinheiro.  

Se porventura a pessoa não possua saldo em conta no momento da compra, porém, tenha crédito aprovado pela instituição financeira – cheque especial – o pagamento sairá desse valor, que por sua vez resulta em cobrança de juros pela utilização.

Já o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo pré-definido pela credora que será pago dentro de 30 a 40 dias. Existe também uma outra modalidade de cartão: o pré-pago. Essa opção não conta com crédito previamente oferecido ao cliente para ser pago posteriormente. Ele funciona por meio de recarga, assim não gera fatura e não possibilita compras parceladas.

Anúncios


Milhas aéreas: como ganhar

As milhas aéreas basicamente são pontos que o cliente acumula em algum programa de pontos, que tem por objetivo encurtar a relação dos clientes com as marcas.  O programa de pontos pode ser oferecido pela própria companhia aérea ou por empresas parceiras.

O primeiro passo para quem quer ganhar milhas por meio do cartão de crédito é checar se o cartão escolhido disponibiliza esse tipo de serviço.

Para saber isso basta acessar o site oficial da operadora do cartão, pois é nele que essa informação será encontrada. Se houver a oferta do benefício, o próximo passo é apenas aderir ao programa, o que pode ser feito via telefone ou por meio do próprio site.

Anúncios


Conclusão

Embora pareça estranho que em pleno 2021 ainda existam dúvidas acerca de algo tão comum como é o cartão de crédito, fato é que o número de pessoas que possuem dúvidas sobre aquilo que envolve a contratação de um é grande.

Por isso, antes de solicitar um cartão é importante saber sobre o cartão e quais as reais condições para contratar, evitando assim maiores prejuízos financeiros a frente.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.