Balanço Patrimonial: saiba como estar atento a saúde financeira da empresa

Essa ferramenta permite que haja uma visão mais ampla acerca da realidade financeira da empresa.
Anúncios


Balanço Patrimonial
Fonte: Google
Anúncios


Balanço patrimonial é um assunto que muitas pessoas têm dificuldade de entender. Para tornar o entendimento dessa questão algo mais fácil, convidamos você a imaginar a seguinte situação.

O dia mais esperado do mês chegou e então o salário foi creditado em conta. Você imediatamente começa a fazer os pagamentos. Quita a fatura referente ao cartão de crédito, prestação do carro, aluguel, separa o valor para as compras e todas as demais contas que surgirão ao longo do mês.

Ao final você percebe que houve uma sobra de R$ 500 em sua conta. Isso significa que as contas fecharam no azul nesse mês? Não necessariamente.

Anúncios


O balanço patrimonial é uma ferramenta que serve para auxiliar empresas e pessoas físicas a verificar se de fato as finanças estão em equilíbrio. Nessa conta fatores como financiamentos, dívidas, valores a receber, patrimônio da empresa, entre outros, são considerados, além do fluxo de entrada e saída de recurso.

Para que haja um planejamento melhor, entender o que é balanço patrimonial e como ele auxilia na organização das finanças é fundamental. Sendo assim, continue a com a leitura do artigo e saiba um pouco mais sobre essa questão.

O que é balanço patrimonial e sua estrutura

Basicamente o balanço patrimonial é um relatório onde todos os ativos, passivos e patrimônio considerado líquido da empresa são apresentados.  Esse levantamento torna permite que outros diversos tipos de análises possam ser feitos.

Por causa disso, a orientação é que as empresas façam o seu balanço patrimonial todos os anos, principalmente aquelas que optam pelo lucro real e lucro presumido, uma vez que é obrigatória apresentar esse balaço anualmente por meio do Sped.

Anúncios


Por outro lado, as empresas que são optantes pelo Simples Nacional não possuem obrigação de apresentar o balanço patrimonial. Sendo obrigatório ou não, o levantamento do patrimonial é primordial para que que é gestor possa ter uma visão clara e correta da realidade financeira da empresa.

Como é feito?

Quando falamos de um balanço patrimonial completo, falamos de um relatório que apresenta do lado esquerdo todos os ativos da empresa, como, por exemplo, estoque, contas a receber, entre outros. Já no lado direito, irá constar os passivos, como, por exemplo, salário a pagar, financiamentos, entre outros.

No entanto, é preciso antes de realizar o balanço patrimonial observar o seguinte:

Anúncios


  1. O período que será analisado (os doze últimos meses, por exemplo);
  2. Pedir antecipadamente ao setor financeiro que seja feito o levantamento de todas as movimentações realizadas pela empresa;
  3. Separar todos os ativos da empresa;
  4. Separar todos os passivos da empresa;
  5. Fazer o cálculo do valor atualizado do patrimônio líquido;
  6. Acionar um contador para refazer as contas de forma detalhada.

Onde encontrar o balanço patrimonial de empresas de capital aberto?

Balanço Patrimonial
Fonte: Google

As empresas que possuem capital aberto têm seus balanços patrimoniais divulgados no próprio site, na aba Relações com Investidores (RI). Dentro do site da B3, selecionando a opção “relatório estruturados” também é possível encontrar todas as informações financeiras das empresas que possuem capital aberto.

Balanço patrimonial e DRE

Tanto o Demonstrativo do Resulto do Exercício quanto o Balanço Patrimonial são instrumentos fundamentais para que assegurar uma boa gestão, além de acompanhar mais de perto como está a saúde financeira da empresa.

Ambos os relatórios são complementares: enquanto o Demonstrativo do Resultado do Exercício é responsável por detalhar a receita bruta e liquida, lucros obtidos e resultados de CSLL e IRPJ, o Balanço Patrimonial revela os empréstimos que estão ativos, os ativos e passivos da empresa, entre outras coisas.  

Anúncios


Conclusão

Embora Balanço Patrimonial não seja algo conhecido por muitos ele é uma ferramenta crucial para saber como está a saúde financeira da empresa. É por meio dela que é se sabe se as contas estão equilibradas. Por isso, fazer o balanço anual é importante.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.