Alocação de ativos: saiba o que é e as vantagens dessa estratégia

Baseada na diversificação da carteira de investimentos, a alocação de ativos é altamente recomendável. Principalmente se você está buscando mais proteção para seus investimentos com menos riscos. Confira!
Anúncios


Alocação de ativos
Fonte: Google
Anúncios


Temos uma pergunta: você sabe como fazer uma alocação de ativos? Quando falamos sobre planejar a aplicação dos recursos, a maioria dos investidores possui muitas dúvidas sobre como devem agir.

É verdade que as técnicas que são úteis e que podem ser utilizadas para obter maior rentabilidade e a segurança desejada são muitas. Além disso, selecionar a melhor opção depende primariamente de uma análise bem-feita sobre o contexto no qual inserido e a realidade econômica do momento.

Pensando nisso, a alocação de ativos é uma forma de investimento pautada em uma carteira de investimentos diversificada. Sendo assim, o objetivo é fazer investimentos em classes diferentes de ativos que não tenham uma correlação. 

Anúncios


Ou seja, a sua carteira precisa ter ativos diferentes, em que enquanto alguns tenham elevação de preço outros sofram queda. Dessa forma, alguns ativos servem como uma espécie de amortecedor para a queda de outros.

Fazendo assim a carteira de investimentos fica menos volátil, fazendo com que as chances de haver maiores retornos financeiros e menores riscos, aumentem. Por isso que a alocação de ativos é uma das estratégias mais usadas pela maioria dos investidores que tem o foco voltado para construção de patrimônio.

Afinal, o que é alocação de ativos?

Dentro do mercado acionário, nunca é recomendável que o investidor compre ativos de algum tipo e os deixe parados na carteira de investimentos por longos períodos.

Para conseguir uma rentabilidade significativa, é fundamental que o investidor utilize uma estratégia sólida para fazer a gestão dos recursos aplicados. Dessa forma, a alocação de ativos tem por finalidade auxiliar na construção de um planejamento com ênfase em potencializar os ganhos e minimizar os custos.

Anúncios


Para fazer isso, não é muito difícil e não representa nenhum segredo: o investidor deve diversificar a carteira de investimentos com ativos de classes diferentes para, desse modo, obter resultados independentemente de como a economia esteja.

Mas, por que fazer alocação de ativos?

Alocação de ativos
Fonte: Google

Como foi possível perceber, a alocação de ativos tem a ver com proporcionar mais estabilidade a carteira de investimento, gerando mais segurança contra eventuais riscos ao mesmo tempo que é possível aumentar a rentabilidade.

Isso é realizado, sobretudo, por meio da diversificação dos investimentos. Quanto mais a carteira for diversa, consequentemente menores serão as chances de perda.

Anúncios


Com a estratégia de alocação de ativos, o investidor é convidado a analisar tanto as taxas de retorno quanto os riscos que são inerentes a cada operação antes de tomar uma decisão.

Vantagens da alocação de ativos

Sem sombra de dúvidas a principal vantagem quando o assunto é alocação de ativos e a possibilidade de diversificar a carteira, que por sua vez possibilita que haja redução nos riscos.

Além disso, alocação de ativos é uma estratégia de baixo custo, uma vez que sua ênfase é no longo prazo. Isso quer dizer que poucas operações são feitas, diminuindo assim as despesas com tributos e taxas.

Com a carteira protegida dos riscos, há a vantagem do nível de estresse reduzir. Afinal, a queda de um ativo específico significa que muito provavelmente outro ativo teve alta. Em outras palavras, o investidor pode se manter tranquilo ao ter ciência de que sua carteira não sofre impacto pela queda de algum setor ou empresa. 

Anúncios


Conclusão

Esperamos que as dúvidas que você tinha sobre alocação de ativos possam ter sido esclarecidas e com isso termos ajudado na tomada de decisão nesse sentido.

No momento que for operar no mercado acionário, observe bem o contexto e leve em consideração quais são os seus objetivos e que perfil de investidor você possui. Assim, as chances de sua escolha ser mais assertiva é maior.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

Anúncios